domingo, 13 de julho de 2008

INVEJA


INVEJA


Como todo ser humano considero que possua todos os pecados capitais:

Ira: me provoque a ponto de perder a paciência que fico irreconhecível, “vejo tudo vermelho”, discurso mais que Fidel Castro, nos áureos tempos, ou fico quieta e penso na lei do retorno para não “retornar” a “mão na cara” de alguém...
Dia desses comentava com uma amiga que outra amiga de infância e hoje colega de profissão me cumprimenta friamente quando nos encontramos no Fórum. Minha amiga me lembrou que com uns 9 anos eu bati na menina, porque ela me provocou e com 17 chamei-a de falsa e outros “elogios”.

Gula: só na TPM é um tal de querer comer doces e massas, ontem foi dia do velho assalto a lata de leite condensado. Exceto nesses dias me controlo, antes não, quando vim de uma terra sem Mc Donalds, Habbib’s, carrinhos de lanche, pastel de feira e outras delícias como de tudo, X-Bacon era devorado religiosamente às seis horas da tarde. O que ganhei com isso? Matei anos de vontades e ganhei quilos que foram perdidos com muito sacrifício.

Preguiça: só deixo ela me pegar nos finais de semana, ou naqueles dias da semana em que a agenda está em branco, aí me dou o direito de ficar o dia todo de pijama.

Avareza: Nessa parte eu me considero uma “tonta”, capaz de dar a roupa do corpo a quem precisa. Mas estou aprendendo a ser mais realista.

Soberba: só demonstro a minha a quem merece e me desmerece.

Vaidade: a minha funciona de segunda a sexta, sabadão eu quero meias velhas, camisetas antigas, tênis velhos ou seja conforto. Mas sou vaidosa sim, unhas, cabelo, pele, roupas e maquiagem.

Luxúria: prefiro não comentar, rs.

Inveja: Essa é que eu não entendo não possuir. Fico feliz pelas conquistas dos outros, se alguém está bonito elogio de coração, admiro um trabalho bem feito, adoro que meus aprendizes me superem.
Só que desse pecado eu sou vítima, estando bem de saúde, financeiramente, profissionalmente, na vida amorosa e familiar, sempre aparece um “seca pimenteira”. E, quando estive mal de saúde, financeiramente, profissionalmente, na vida amorosa e familiar também havia pessoas torcendo para que eu fosse mais para o fundo do buraco.
Acho que esse dispositivo não foi acionado nos meus comandos de ações.
É engraçado, me perguntam se reparei na casa, no carro, no cabelo, e mais mil coisas nos outros e eu digo que não reparei, as pessoas se assustam.

Segundo a Wikipédia a Inveja se define assim:
“Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.
Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
Sendo assim esse pecado não tem sentido, na minha conceepção, porque cada um tem seu potencial e habilidades para desenvolvê-lo.”
Meus amigos me dizem que sou invejada, ah, pelamordedeus, invejada por quê?
Enfim, como dizem que a unanimidade é burra, se existirem mais invejosos na minha vida do que amigos de verdade, só me cabe dizer que é besteira e perda de tempo, pois a vida de ninguém é perfeita e muito menos a minha. Todos tem problemas. Ao invés de olhar os outros o que possuem e suas habilidades, que tal olharmos para dentro de nós mesmos e nos amarmos mais?
(Gy Camargo)

Nenhum comentário: